Floriano Schneider

Foram 25 anos de experiência na área comercial, passando por todos os níveis do processo de venda e o privilégio de treinando a equipe de vendas da maior empresa de alimentos do mundo. Minha missão é levar uma nova metodologia em treinamentos transformado vendedores em vencedores.

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Seu sucesso em vendas depende de um vencedor nessa batalha

Escutei uma frase recentemente que me fez pesar profundamente sobre meus resultados dentro do Processo de Vendas. Espero que te faça pensar também.

“Estamos constantemente enfrentando uma guerra interna entre o foco e a distração” Geronimo Theml.

Como profissionais de vendas estamos entrelaçados às dezenas de atribuições diárias e dentro de um jogo muito complexo. Nossos resultados precisam estar alinhados com diversos fatores: a empresa, o produto, a região de atuação, os clientes que lhe compram, os que não lhe compram, nas ralações administrativas, no jogo dos negócios (interno e externo). Estive imerso nesse complexo contexto por 20 anos. Um momento de distração e estamos fora do jogo. O mundo corporativo é simples assim.

Comigo pelo menos foi assim. Sempre estive entre os três melhores em vendas nas empresas que trabalhei, aliás essa era uma meta pessoal na qual eu levava muito a sério. Mas na primeira distração, fiquei fora do jogo.

Estamos sempre travando um conflito interno e te garanto que só o foco vence. Talvez a rotina já tenha te engolido e você não esteja percebendo, ou como no meu caso o excesso de confiança. Principalmente quando está no estágio mais elevado do Processo de Vendas, as relações com as pessoas.

Hoje ainda contamos com um agravante, as redes sociais. Toda micro distração nos fará perder tempo para recuperar o foco.

Em vendas não se pode perder o foco, a não ser que isso seja programado. Isso mesmo. Sua distração precisa ser programada. Parece não muito lógico, mas o sucesso em vendas vai te exigir isso. Tenha uma agenda bem definida.

Se não concordar eu respeito, mas posso te garantir que seus resultados serão medianos. Se isso fizer parte dos seus planos, tudo bem..

Foco na estratégia de vendas, foco no seu grupo de clientes, foco na sua sistemática de visitas, foco nos números, FOCO NO ESTUDO, foco nos colaboradores que respondem indiretamente pelos seus resultados (caso seja um líder. Há não se esqueça da logística e do financeiro).

Se você sabe o que quer e onde quer chegar só precisa ajudar o foco a vencer essa batalha.

Quer uma dica? Coloque seu celular para despertar em 3 ou 6 momentos durante o dia e escreva a seguinte pergunta: Você está sendo produtivo nesse momento?

Quando olhar para esse despertar poderá responder a si mesmo, orgulhoso por estar mantendo o foco ou corrigindo o rumo do dia. Tudo é uma questão de foco.

Boas vendas.